Muita gente tem dúvidas sobre como produzir céus para Half-Life ou qualquer jogo que se baseie na engine de Quake 2.
Bem, o processo é muito fácil quando se utiliza programas como Bryce, Terragen ou Vue d'Esprit.
Neste tutorial ensinarei a produzir um céu, utilizando o Terragen.
É necessário que você esteja um pouco familiarizado com o programa também. Na seção de Links você poderá encontrar alguns sites sobre Terragen.
O principal objetivo é aplicar o essencial para aprender a renderizar os céus corretamente no programa.

Inicie o Terragen. Na janela "Landscape" clique em "Generate Terrain", abrirá então uma janela "Terrain Genesis", mude as configurações da maneira que você prefere. Clique no botão "generate terrain" deste janela. Você verá que o terreno foi gerado na janela anterior.





Na janela "Terrain", clique com o botão esquerdo do mouse na figura do terreno, e posicione a origem da câmera no local que você desejar. Tente achar um lugar na figura, onde o o escuro predomina.

Vamos ao principal objetivo, a renderização.
Pela janela "Rendering Control" ajuste na área "Image" da janela, o inserindo 256 em ambos "Width" e "Height" no "Image Size (in pixels)". Certifique-se de que "Land" e "Sky" estejam selecionados também. Ajuste o "Detail" com a barra de deslize no máximo, ou seja, tudo para a direita.
Na área "Camera" da janela, deselecione ambas checkboxes que indicam "Fixed Height Above Surface". Insira na coluna "z (alt)" em ambos "Camera Position" e "Target Position" o mesmo valor. Este valor indicara a altura da câmera, por isso é bom inserir um valor bom para que a câmera não fique "dentro de alguma montanha".
Agora clique no botâo "Camera Settings", abrirá uma janelinha "Camera Settings", modifique o valor de "Zoom / Magnification " para exatamente 1. Clique em "Close".








Ok, voltando a área "Camera" observe o campo "Camera Orientation" pois será aqui que você terá que modificar alguns valores conforme o "lado" do céu que estiver sendo gerado.
O processo é simples. Modificar os valores conforme a tabela abaixo, renderizar a imagem clicando no botâo "Render Image" e salvando o arquivo com o nome apropriado. Preste atenção na convenção da nomenclatura e na orientação da câmera !
A parte relevante da nomeclatura está em vermelho.



Salvar com o nome... Head Pitch Bank Que lado é esse...
nome_ft 0 0 0 Frente
nome_bk 180 0 0 Traseira
nome_rt 270 0 0 Direita
nome_lf 90 0 0 Esquerda
nome_up -90 90 0 Cima
nome_dn 90 -90 0 Baixo


Sua única opção é salvar com a extensãp .BMP, salve todos as 6 imagens com esta extensão.
Certifique-se de que você tem todos os 6 arquivos juntos numa pasta.
Agora você já pode fechar o seu Terragen.

Já obtemos as imagens, agora precisamos convertê-las para a extensão adequada, que é a .TGA.
Inicie o IrfanView.
Ao iniciar aperte "B" ou vá em "File" na barra de ferramentas e selecione "Batch Conversion/Rename".
Em examinar, selecione a pasta onde estão os arquivos com as imagens em extensão .BMP do céu.
Depois disso, clique no botão "Add all", selecione o "Output Format" como "TGA - Truevision Targa" e clique no botão (que está meio escondido) "Use this directoy as output".
Após tudo isso, clique no botão "start".
Espere a conversão e feche o IrfanView.

Pronto, vá até sua pasta e apague os arquivos com a extensão .BMP.
Agora você já tem o seu "Sky" pronto.
Apenas jogue os arquivos na pasta /gfx/env/ à partir do diretório do seu mod de Half-Life e aplique o céu no seu mapa através do "Map Propeties" no Worldcraft, mais precisamente em "enviroment map (cl_skyname)".
Lembre-se, se você nomeou o seu céu como "meuceu1_ft" coloque no "enviroment map (cl_skyname)" apenas "meuceu1_" (com underline se assim estiver no nome do arquivo).

Se quiser o exemplo do céu produzido neste tutorial, clique aqui

Autor: RepoMan