Muita gente tem dúvidas sobre como produzir céus
para Half-Life ou qualquer jogo que se baseie na engine de Quake 2.
Bem, o processo é muito fácil quando se utiliza programas como
Bryce, Terragen ou Vue d'Esprit.
Neste tutorial ensinarei a produzir um céu, utilizando o Terragen.
É necessário que você esteja um pouco familiarizado com
o programa também. Na seção de Links você poderá
encontrar alguns sites sobre Terragen.
O principal objetivo é aplicar o essencial para aprender a renderizar
os céus corretamente no programa.
Inicie o Terragen. Na janela "Landscape" clique em "Generate Terrain", abrirá então uma janela "Terrain Genesis", mude as configurações da maneira que você prefere. Clique no botão "generate terrain" deste janela. Você verá que o terreno foi gerado na janela anterior.
Na janela "Terrain", clique com o botão esquerdo do mouse na figura do terreno, e posicione a origem da câmera no local que você desejar. Tente achar um lugar na figura, onde o o escuro predomina.
Vamos ao principal objetivo, a renderização.
Pela janela "Rendering Control" ajuste na área "Image"
da janela, o inserindo 256 em ambos "Width" e "Height" no
"Image Size (in pixels)". Certifique-se de que "Land" e
"Sky" estejam selecionados também. Ajuste o "Detail"
com a barra de deslize no máximo, ou seja, tudo para a direita.
Na área "Camera" da janela, deselecione ambas checkboxes que
indicam "Fixed Height Above Surface". Insira na coluna "z (alt)"
em ambos "Camera Position" e "Target Position" o mesmo valor.
Este valor indicara a altura da câmera, por isso é bom inserir
um valor bom para que a câmera não fique "dentro de alguma
montanha".
Agora clique no botâo "Camera Settings", abrirá uma janelinha
"Camera Settings", modifique o valor de "Zoom / Magnification
" para exatamente 1. Clique em "Close".
Ok, voltando a área "Camera" observe o campo
"Camera Orientation" pois será aqui que você terá
que modificar alguns valores conforme o "lado" do céu que estiver
sendo gerado.
O processo é simples. Modificar os valores conforme a tabela abaixo,
renderizar a imagem clicando no botâo "Render Image" e salvando
o arquivo com o nome apropriado. Preste atenção na convenção
da nomenclatura e na orientação da câmera !
A parte relevante da nomeclatura está em vermelho.
Salvar com o nome... | Head | Pitch | Bank | Que lado é esse... |
nome_ft | 0 | 0 | 0 | Frente |
nome_bk | 180 | 0 | 0 | Traseira |
nome_rt | 270 | 0 | 0 | Direita |
nome_lf | 90 | 0 | 0 | Esquerda |
nome_up | -90 | 90 | 0 | Cima |
nome_dn | 90 | -90 | 0 | Baixo |
Sua única opção é salvar com a
extensãp .BMP, salve todos as 6 imagens com esta extensão.
Certifique-se de que você tem todos os 6 arquivos juntos numa pasta.
Agora você já pode fechar o seu Terragen.
Já obtemos as imagens, agora precisamos convertê-las para a
extensão adequada, que é a .TGA.
Inicie o IrfanView.
Ao iniciar aperte "B" ou vá em "File" na barra de
ferramentas e selecione "Batch Conversion/Rename".
Em examinar, selecione a pasta onde estão os arquivos com as imagens
em extensão .BMP do céu.
Depois disso, clique no botão "Add all", selecione o "Output
Format" como "TGA - Truevision Targa" e clique no botão
(que está meio escondido) "Use this directoy as output".
Após tudo isso, clique no botão "start".
Espere a conversão e feche o IrfanView.
Pronto, vá até sua pasta e apague os arquivos
com a extensão .BMP.
Agora você já tem o seu "Sky" pronto.
Apenas jogue os arquivos na pasta /gfx/env/ à partir do diretório
do seu mod de Half-Life e aplique o céu no seu mapa através do
"Map Propeties" no Worldcraft, mais precisamente em "enviroment
map (cl_skyname)".
Lembre-se, se você nomeou o seu céu como "meuceu1_ft"
coloque no "enviroment map (cl_skyname)" apenas "meuceu1_"
(com underline se assim estiver no nome do arquivo).
Se quiser o exemplo do céu produzido neste tutorial, clique aqui
Autor: RepoMan